Aplicativos

Aplicativos

Abaixo, descrevemos os 8 aplicativos desenvolvidos no música móvel.

Looper

Esse aplicativo apresenta as seguintes possibilidades:

– Gravação de 4 canais de áudio separados com o microfone do celular.

– Controle de mixagem de volumes entre os 4 canais.

– Gravação de cada canal simultânea a reproduçnao dos outros canais (overdub).

– Aplicação de efeitos (delay e reverb) em cada canal.

– Renderização em áudio do resultado de uma sessão.

As imagens abaixo mostram as telas e funcionalidades do Looper:

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Na imagem acima,  vemos a tela de entrada onde o usuário pode definir a latência de áudio do aplicativo ( valor diferente dependendo da performance de áudio de cada dispositivo).

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Nessa tela o usuário define o andamento em BPM, o número de compassos e a acentuação.

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Nas duas imagens acima, vemos a tela “Loopstation”, que apresenta as principais funcionalidades do aplicativo:

-A coluna de botões da esquerda prepara cada canal para a gravação

-Os “sliders” da direita, controlam o volume de cada canal independente

Os três botões de baixo, controlam respectivamente :

1. Visualização das formas de onda

2. Controle de “Play” e “Stop” dos loops e barra de rolagem

3. Metrônomo (Click)

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Nas duas imagens acima, vemos respectivamente o cursor do loop e o controle de volume de dois canais acionados.

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Na imagem acima, vemos a tela da aba “ EFX1”, que apresenta 4 sliders que controlam o volume do efeito de “Reverb” para cada canal. Da mesma maneira, na imagem abaixo vemos a aba “EFX2” que controla o volume de “Delay” aplicado a cada canal independente.

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Na imagem acima, vemos 4 elementos gráficos que compreendem:

1. Botão superior: aciona uma gravação do resultado dos 4 canais enquanto são manipulados e mixados.

2. Slider superior: Controla o volume de toda a saída do áudio mixado.

3. Botão inferior: Executa o áudio que foi gravado da sessão.

4. Slider inferior: volume da execução do áudio da sessão.

D-Sonus

Este aplicativo permite que o usuário desenhe livremente na tela do dispositivo, uma vez que existe uma correspondência direta entre o desenho e o som resultante do gesto.

Cada gesto, é guardado numa memória temporária que o aplicativo fica repetindo; tanto visual como sonoro. O usuário pode optar por 4 instrumentos/cores/formas de pincel e combiná´los adcionando ou retirando elementos.

As outras possibilidades de controle sonoro são a escolha do Tom, da Escala e do Efeito aplicado.

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Na imagem acima, vemos os principais controles e 3 gestos desenhados com instrumentos diferentes. O aplicativo guarda o ritmo e a trajetória do gesto repetindo-os possibilitando uma polifonia sonora e visual.

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Nas imagens acima, vemos respectivamente:

1. A tela do usuário padrão

2. A tela com os controles ocultos o que uma maior área de desenho

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Na imagem acima, vemos todos os controles na tela.

Arvoritmo

É um sequencer com forma de árvore. O usuário controla a quantidade de galhos, de pulsos e os áudios que cada pulso vai tocar, tendo assim várias possibilidades de sequências sonoras.

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Nesta primeira imagem, vemos a tela inicial do programa com uma árvore e dois galhos.

O usuário pode escolher o som na coluna da esquerda, sequenciar o som selecionado em um dos pontos da árvore e executar a sequência com o botão “Play” no canto direito inferior.

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Na imagem anterior, vemos os controles específicos da árvore selecionada.

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Na imagem acima, vemos a árvore com diversos galhos e as chaves que controlam a sequência dos galhos. Notamos que a sequência a ser executada é a que fica em preto, enquanto que os outros galhos em verde, não entram na seqûencia.

Nota-se também a barra de “Zoom” centralizada na parte inferior.

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Nesta imagem vemos uma possibilidade de trabalharmos com mais de uma árvore simultâneamente, permitindo a criação de poliritmias combinando sequências com diferentes andamentos e diferentes comprimentos de padrão ( número de galhos).

Horizontes

Este aplicativo faz uma análise da imagem acessada pela câmera e calcula contornos visuais presentes e mapeia esses contornos para a criação melódica e rítmica.

O usuário posiciona a câmera para um ângulo diferente e obtém um resultado sonoro diferente. O cálculo do contorno é realizado na comparação dos pixels de um frame para o seu anterior.

O algoritmo está extraido abaixo em Processing:

//algoritmo de detecção de horizonte 😉

void draw () {

        cam.loadPixels();

        int x=0;

        for (int i=0; i<320; i=i+(int)(320/(float)64)) {

            int j=0;

            boolean piso = false;

            while (j<240 && !piso) {

                if (brightness(cam.pixels[320*j+

i]) > 100) {

                    j++;

                } else {

                    piso = true;

                }

            }

            contornoY[x] = j;

            x++;

        }

        cam.updatePixels();

        …

}

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Na imagem acima vemos a imagem reduzida da câmera e diversas linhas vermelhas acima, cada uma representando um cálculo de contorno e um resultado sonoro correspondente, percebe-se pela mudança da posição das linhas que a câmera foi movimentada.

Photosintese

 O Aplicativo  representa graficamente os valores RGB do vídeo capturado com a câmera do smartphone. Posteriormente, essa onda vai ser tranformada em som, tanto com imagem fixa como com imagem em movimento.

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O gráfico representa a quantidade de componente RGB do mais escuro (esquerda) para o mais claro (direita).

photosintese2.png

O resultado representa a média da quantidade de cor RGB em toda a área da câmera.

BeatSlicer

Esse Aplicativo  permite ao usuário controlar as partes do áudio a serem reproduzidas, além de outras características sonoras que também podem ser alteradas. O usuário pode dividir um arquivo de áudio em diversas seções (fatias) e reordenar a ordem de execução das fatias.

Pode escolher o tamanho das fatias, a ordem e a velocidade de execução.Permitindo novas remixagens para sons existentes.

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Nesta imagem vemos a tela principal mostrando as formas de onda dos dois canais e o destaque para as fatias que estão sendo executadas em azul. Na coluna da esquerda vemos de cima para baixo:

1. Botão de “Play” e “Stop”

2. Controle do número de fatias

3. Controle do Bpm da execução

4. Volume geral

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Na imagem acima vemos a janela de diálogo para carregar um novo áudio, permitindo carregar um áudio de qualquer diretório do dispositivo.Segue abaixo as duas telas da sequência do diálogo.

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Multigranular

Esse aplicativo permite uma interação multitouch com o dispositivo, onde cada dedo irá corresponder a um “grão” sonoro extraído de um áudio escolhido.

O foco é desenvolver uma nova gestualidade táctil ao manipular o som.

Vemos abaixo a tela principal de controle mostrando 4 dedos na tela.

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Anartistas

Este aplicativo consiste de um sintetizador polifônico tendo seus parâmetros controlados à partir de uma interação multitouch. Os parâmetros do som a serem controlados são:

-Frequência e volume

-Vibrato e LFO e Envelop

-Delay e distorção

A ausência de botões e explicações leva o usuário a uma experiência de jogo sonoro onde se obriga a manipular a interface para descoberta dos controles dos parâmetros. O sintetizador está afinado em uma escala pré-definida, o que leva o aplicativo a possibilitar resultados melódicos consoantes.

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Na imagem acima, vemos 3 pontos de controle, a forma da onda em branco no fundo e um retângulo verde desenhado na direita correspondendo a um novo evento disparado pelo sintetizador. Esse aplicativo permite uma gestualidade espontânea e um bom resultado sonoro por pessoas que não são treinadas em música.

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